Background

Biografia




Jonathan Richard Guy Greenwood, ou Jonny Greenwood, nasceu em Oxford, Inglaterra, em 05 de Novembro de 1971. Ele é guitarrista da banda Radiohead e compositor residente da BBC. Além da guitarra, ele toca viola, órgão, piano, xilofone, glockenspiel, ondes martenot, banjo, gaita e bateria. Tem um estilo bem único e é bastante criativo, não se limitando ao jeito tradicional de executar as instrumentações. Um exemplo de sua inventividade pode ser visto nas performances ao vivo de "Street Spirit (Fade Out)", em que ele toca guitarra e teclado ao mesmo tempo.

Sua história na música começou em 1986, quando seu irmão mais velho Colin Greenwood e um amigo, Thom Yorke, estavam formando uma banda, chamada On A Friday. Colin convidou seu irmão caçula para se juntar a eles tocando teclado, mas, pouco tempo depois, Jonny assumiu a guitarra. Além dele, Ed O' Brien e Phil Selway se juntaram à banda.

A partir de 1987, o On A Friday teve um progresso lento devido à formação universitária de Thom, Colin, Ed e Phil. Eles só podiam ensaiar durante fins de semana e férias. A banda voltou pra valer em 1991, gravando demos e fazendo shows. Até essa data, Jonny não havia completado seu curso de psicologia na universidade de Oxford e teve que abandoná-lo. Ainda no fim de 1991, a banda assinou um contrato com a EMI, e, a pedido da gravadora, mudaram o nome. Radiohead foi a escolha dos membros.

Com o apoio de uma gravadora, o Radiohead logo lançou o EP Drill e seu primeiro álbum, "Pablo Honey", no começo de 1993, e iniciaram uma longa sequência de shows. Nessa época, Jonny desenvolveu a síndrome do túnel do carpo no punho direito, por causa do seu estilo agressivo de tocar guitarra. Como forma de tratamento, seu médico o advertiu a usar uma espécie de bracelete.

Nos dois primeiros álbuns da banda, "Pablo Honey" e "The Bends", a contribuição musical de Jonny no Radiohead ficava restrita a suas partes instrumentais. Isso mudou no terceiro álbum, "OK Computer", lançado em 1997, quando Jonny compôs "The Tourist". Esse fato voltaria a se repetir mais tarde, no quinto e sexto álbum, "Amnesiac" (2001) e "Hail To The Thief" (2003), quando ele assinou a composição de "Life In A Glass House" e "A Wolf At The Door".

Em 2003, Jonny lançou seu primeiro álbum-solo, "Bodysong", uma trilha sonora para o filme de mesmo nome, dirigido por Simon Pummel. O álbum ainda contou com a participação do seu irmão Colin no baixo. Nesse mesmo ano, Jonny ocupou a 59ª posição na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela Rolling Stone. Seu companheiro de banda Ed O' Brien foi citado na 60ª posição.

Greenwood foi contratado pela BBC como compositor residente em maio de 2004. Desse trabalho, saíram suas peças sinfônicas "Smear", "Piano For Children" e "Popcorn Superhet Receiver". Essa última deu a ele a vitória no Radio 3 Listeners' Award, durante o BBC British Composer Awards de 2006.

Em março de 2007, Jonny, fã assumido de dub reggae, lançou uma coletânea do estilo entitulada "Jonny Greenwood Is The Controller", pela Trojan Records. Das suas músicas favoritas do catálogo da gravadora, 17 formaram o tracklist da coletânea.

Jonny, ainda em 2007, assinou mais uma trilha sonora, dessa vez para o filme "There Will Be Blood", de Paul Thomas Anderson. Por conter trechos de "Popcorn Superhet Receiver", não sendo, assim, uma trilha sonora original, esse trabalho não foi indicado ao Oscar. Apesar disso, faturou o Critics' Choice Awards e o Evening Standard British Film Awards.

Ele é casado com Sharona Greenwood e tem um casal de filhos, o menino Tamir (Jonny dedicou "Hail To The Thief" a ele) e a menina Omri. Em fevereiro de 2008, foi confirmado que sua esposa está esperando seu terceiro filho.



Fonte: Wikipedia; greenplastic.com